sábado, 20 de novembro de 2010

FALANDO DE MEIO AMBIENTE COM CARLOS ROBERTO LINO

Uma das Causas do Aquecimento Global

Chuva industrial na cidade Cherepovets nordeste da Rússia

Nos dias de chuva e muito frio, a fumaça toma conta do céu da cidade de Cherepovets
Na cidade de Cherepovets, nordeste da Rússia, o principal motor da economia local é um centro industrial. A quantidade de siderúrgicas impressiona pelo número de prédios e de fumaça, que tomam conta do céu da cidade em dias de chuva e muito frio.

Poluição do Ar

Prejuízos para o meio ambiente, chuva ácida, cidade poluídas, gases tóxicos, poluição atmosférica, queima de combustíveis fósseis, doenças causadas pela poluição do ar.

A chuva ácida

A chuva ácida é uma chuva, ou qualquer outra forma de precipitação que é invulgarmente ácidos, ou seja, níveis elevados de íons de hidrogênio (baixo ph). Ele pode ter efeitos prejudiciais sobre as plantas, os animais aquáticos e infra-estrutura através do processo de deposição úmida. A chuva ácida é provocada pelas emissões de compostos de amônio, carbono, nitrogênio e enxofre, que reagem com a água moléculas na atmosfera para produzir ácidos. Os governos têm feito esforços desde 1970 para reduzir a produção de dióxido de enxofre na atmosfera, com resultados positivos. No entanto, ele também pode ser causado naturalmente pela decomposição dos compostos nitrogenados pela energia produzida por um raio greves, ou a libertação de dióxido de enxofre para a atmosfera pelo vulcão erupções.
Definição de Chuva acida.

"Chuva ácida" é um termo popular referindo-se à deposição de molhado (, neve, chuva, granizo, névoa cloudwater, e do orvalho) e seca (partículas e gases acidificantes) componentes ácidos. Um termo mais preciso é "deposição ácida". A água destilada , uma vez que o dióxido de carbono é removido, tem um neutro pH de 7. Os líquidos com um ph menor que 7 são ácidos, e aqueles com um pH superior a 7 são alcalinos. "Clean" poluído ou chuva ácida tem um ph ligeiramente superior a 5.7, porque o dióxido de carbono e água no ar reagem juntos para formar o ácido carbônico , mas a chuva não poluída contém também outros produtos químicos. [1]
H 2 O (l) + C O 2 (g) → H 2 C O 3 (aq)
O ácido carbônico, então pode ionizar em água, formando as baixas concentrações de hidrônio e carbonato de íons:
H 2 O (l) + H 2 C O 3 (aq) H C S 3 - (aq) + H 3 O + (aq)
Da deposição ácida como uma questão ambiental que incluem ácidos adicionais para H 2 C Ó 3.

A atividade humana

A causa principal da chuva ácida é enxofre e nitrogênio compostos a partir de fontes humanas, tais como geração de energia elétrica, fábricas e veículos. Usinas de carvão são uma das mais poluentes. Os gases podem ser carregados por milhares de quilômetros na atmosfera antes de serem convertidos em ácidos e depositados. No passado, as fábricas tiveram funis curto para deixar sair fumaça, mas isso fez com que muitos problemas localmente, assim, as fábricas têm agora mais altas chaminés de fumaça. No entanto, a dispersão dessas pilhas alto faz com que os poluentes sejam realizados mais, causando danos ecológicos. Além disso, a produção pecuária desempenha um papel importante. Ele é responsável por quase dois terços de todas as antropogênicas de fontes de amônia produzido pelas atividades humanas, o que contribui significativamente para a chuva ácida.
Processos químicos
A combustão de combustíveis cria dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio. Eles são convertidos em ácido sulfúrico e ácido nítrico.
Química em fase gasosa

Na fase de gás dióxido de enxofre é oxidado pela reação com a hidroxila radical através de uma intermoleculares reação: [5]
SO 2 + OH → HOSO • 2 •
que é seguido por:
HOSO 2 • + O 2 → HO 2 • + SO 3
Na presença de água, trióxido de enxofre (SO 3) é rapidamente convertido em ácido sulfúrico :
SO 3 g) + H (2 O (l) → H 2 SO 4 (l)
O dióxido de nitrogênio reage com OH para formar o ácido nítrico :
NO 2 + OH → HNO • 3

A saúde humana

Os cientistas sugeriram links diretos para a saúde humana. As partículas finas, uma grande parte dos quais são formados a partir de gases mesmo como chuva ácida (dióxido de enxofre e dióxido de nitrogênio), foram mostrados para causar mortes prematuras e doenças como câncer e outras doenças. Para mais informações sobre os efeitos na saúde dos aerossóis verem partículas efeitos na saúde.
Podemos ver o poder de uma poluição, que pode causar grandes destruições ao ser humano e toda biodiversidade.
Carlos Roberto Lino
Carlosaud.periciambiental@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário